Bananas são radioativas?

A banana é uma fruta que tem uma dose significativa de radiação ionizante. Diversos estudos já demonstraram qual é o nível de radioatividade ao qual uma pessoa fica exposta ao comer uma banana de tamanho médio.

Segundo a ciência, as bananas contêm isótopos radioativos que se apresentam naturalmente em sua composição, particularmente com a presença do potássio-40, um dos vários isótopos naturais do potássio. A dose não é cumulativa, já que o organismo humano utiliza a secreção para conservar seu equilíbrio metabólico.

A dose de radioatividade equivalente da banana se tornou uma medida informal e a fruta foi considerada útil como uma maneira de informar o público sobre os riscos relativos da radiação.

Os pesquisadores explicam que a exposição à radiação por causa do consumo de uma banana é de aproximadamente 1% da exposição média diária à radiação. Vale dizer que o nível máximo permitido de vazamento de radiação em uma usina nuclear equivale a 2.500 CAM por ano, enquanto uma tomografia computadorizada de tórax fornece uma quantidade de 70.000 CAM (7 mSv) de radiação. Já uma dose letal de radiação é de aproximadamente 35.000.000 BED (3500 mSv).

Outros elementos que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas também contêm doses de radioatividade, como, por exemplo, acabamentos de azulejos e granitos.

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

 

COMENTÁRIOS