Rato indestrutível

destaq

Animal: Rato-toupeira-pelado
Local: Sul da Etíopia, Quênia e Somália

De pele rosada e muito enrugada, o rato mais feio do planeta vive debaixo do solo, é cego e possui dentes que nunca param de crescer.
Sua estrutura social é como a dos insetos, a sua rainha tem uma urina hipnotizante, que torna todos suscetíveis a seu comando.
Os machos engraçadinhos que se aproximam para acasalar levam uma surra. Mas não sentem dor, a especie é imune a qualquer tipo de tortura até mesmo com ácido ou fogo.
Esse roedor e extremamente resistente a tudo, em media um roedor vive 3 anos no caso do Rato-toupeira-pelado chega aos 30 anos de vida, eles são os roedores que mais vivem. E não pense que a velhice atrapalha eles, seus ossos continuam fortes.

rato-toupeira-pelado

A pouco tempo os cientistas começaram a estudar esse roedor, para ajudar a combater o câncer. Alguns pesquisadores injetaram células cancerígenas de roedores e humanas nos animais. Em duas semanas os camundongos desenvolveram a doença. já os ratos pelados não apresentavam nenhuma mudança em 6 meses. “Acreditamos que os ratos-toupeira têm um mecanismo de vigilância melhor para acessar o que há de errado em seu DNA“, diz. Quando algo dá errado, as células são seladas e ficam incapazes de reproduzirem.

Outra curiosidade investigada sobre esses animais é sua resistência a dores químicas. Quando entram em contato com pimenta, por exemplo, eles não sentem nada. Sentir dor é importante. Quando encostamos no fogo, a dor avisa que há algo de errado, por exemplo. Mas dores pós-cirúrgicas e outras situações poderiam ser evitadas se os cientistas conseguirem imitar o mecanismo dos ratos.

Segundo Park, a explicação para a resistência a dor poderia ser o local onde os animais vivem, no subterrâneo com níveis baixos de oxigênio e altas concentrações de amônia e dióxido de carbono, que afetariam nervos que o animal “desliga” para sobreviver.

94lxo9awbpyj5xx179j26decn

COMENTÁRIOS