Qual foi a primeira Copa do Mundo?

destaq

primeira selecao brasileira

A primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai, contou com apenas 13 seleções participantes, dessas, 4 representavam países europeus, as demais, países do continente americano.

linha

Em 1930 ocorreu a primeira Copa do Mundo, sediada pelo Uruguai, o então ícone do futebol na época. Bem diferente dos torneios atuais, que contam com 32 times participantes, nesse primeiro só participaram 13 seleções: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Uruguai, Peru e Romênia.

É estranho o fato de que quando a FIFA, estabeleceu o Uruguai como sede do torneio e colocou a data limite para as inscrições, só existiam inscritos do continente americano. Após o período de inscrições terminar, quatro países europeus decidiram participar, e somente com a FIFA se responsabilizando pelo custeio das equipes europeias (Hospedagem, viagem e etc.). É curioso porque a Copa do Mundo se tornou uma competição que todos os países querem participar. E hoje em dia o interesse é tanto que o processo seletivo se tornou absurdamente rigoroso.

Na primeira Copa do Mundo, o Uruguai atendeu todas as expectativas da FIFA com apenas 3 estádios, todos em Montevidéu, capital do país. Em comparação só na Copa da África em 2010 foram utilizados 10 estádios para viabilizar o campeonato.

Os 13 times foram divididos em quatro grupos, de modo que o primeiro grupo continha quatro equipes e os outros três grupos tinham três seleções participantes. Segue a descrição dos grupos:

– Grupo 1: Argentina, Chile, França e México;

– Grupo 2: Brasil, Bolívia e Iugoslávia;

– Grupo 3: Uruguai, Peru e Romênia;

– Grupo 4: Estados Unidos, Paraguai e Bélgica.

Conseguiram o primeiro lugar, em seus grupos, na primeira fase do campeonato, os times: Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos.

Os jogos de semifinais ocorreram entre Argentina e Estados Unidos, jogo que a Argentina ganhou de 6 a 1. A segunda partida da semifinal, entre Iugoslávia e Uruguai, repetiu o mesmo placar: 6 a 1, com vitória para o Uruguai.

O jogo da final fez enfrentar o Uruguai e a Argentina. O Uruguai venceu o adversário com o placar de 4 a 2.

Qual foi a classificação final?

timestimesselecoes

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS