Porque e como acontece a Aurora Boreal

aurora boreal

O fenômeno natural conhecido como Aurora Boreal fascina muitas pessoas, ele ocorre na região polar do norte e pode ser visto no período noturno ou final da tarde a olho nu. É um verdadeiro shows de luzes brilhantes e coloridas. Muitas pessoas viajam só para ver esse evento da natureza, pois além de ser belo, inspira.

aurora_surprise_by_torivarn-d6qsuny

Ela acontece por causa da interação de partículas carregadas de energia que vem do vento solar com a camada magnética da terra. Para você entender melhor, nosso sol não transmite apenas a luz, ele também emite o vento solar que são partículas subatômicas de alta energia. As correntes de vento solar interagem com a linha de campo magnético da Terra e são atraídas para os polos. Essas correntes são chamadas de “Correntes de Birkeland”.

Quando essas partículas chegam no polo elas interagem com as partículas da atmosfera terrestre que estão em uma camada mais alta, e essa interação gera a luz. Assim é formada a aurora boreal ou austral, é a interação de partículas que leva a emissão de luz.

Aurora Boreal e Austral

O fenômeno é o mesmo, apenas o nome é diferente por causa do lugar que acontece. Na latitude do norte o fenômeno é conhecido como aurora boreal, uma homenagem a deusa romana do amanhecer, Aurora, e do deus grego dos ventos norte, Boreas. Ela também já foi conhecida como “dança dos Deuses”.

No polo sul também acontece o fenômeno e ele leva o nome de aurora austral, é visível no sul da América do Sul, Austrália e Antártida. É possível ver as cores: vermelha, verde, violeta, ultravioleta e azul, tudo vai depender da altitude e do tipo de partículas que estão se interagindo. Mas o fenômeno é o mesmo em qualquer um dos polos.

noctilucentclouds_aurora.jpg.CROP.original-original

Algumas pessoas dizem que alguns sons estão associados as imagens da aurora, provavelmente a interação das partículas gera algum som e por causa disso estudiosos e cientistas vem desvendando esse mistério. Há especulação de que o fenômeno eletrostático induzido pela aurora explica os sons.

Esse não é um acontecimento único e exclusivo da Terra, em outros planetas também acontecem o fenômeno como Vênus, Marte, Saturno e Júpiter. Eles também possuem partículas que “dançam” com os ventos solares.

Se você tem o interesse de ver esse belo espetáculo da terra a melhor época para conseguir ver é nos meses: fevereiro, março, abril, setembro e outubro. E o local de mais fácil visualização é na Lapônia Finlandesa. É bom também ficar de olho no tempo, pois se o céu estiver carregado de nuvens você não vai ver, mas se o céu estiver limpo é só sair um pouco da cidade para conseguir uma visão melhor e boas fotos.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS