Por que grávida enjoa?

destaq

A gravidez é uma fase marcada por diversas transformações no corpo da mulher. No começo da gestação, as mulheres passam por mudanças hormonais e adaptações corporais que causam sintomas como enjoos e sonolência.

gravida enjoada

A principal explicação para os enjoos das mulheres grávidas é o alto nível de hormônios que surgem no primeiro trimestre da gravidez, entre eles o hormônio HCG (Gonadotrofina Coriónica Humana), que atua na preparação e estímulo dos ovários para a produção da progesterona e do estrógeno. O aumento considerável de todos estes hormônios leva à ânsia e aos vômitos frequentes.

É importante ressaltar que em cada mulher o nível de ocorrência de enjoos é variável. Enquanto algumas mulheres passam muito mal no começo da gravidez, outras não relatam problemas.

Alguns casos mais sérios de enjoos podem exigir alguma medicação específica ou uma hidratação, mas é sempre fundamental conversar com o médico sobre os sintomas. De uma forma geral, os enjoos passam a partir do quarto mês de gestação, momento em que os hormônios ficam mais equilibrados.

Uma forma de reduzir os enjoos é manter uma alimentação saudável no início da gravidez. O café da manhã é a refeição mais importante para as futuras mamães. Outra dica é comer de 3 em 3 horas em refeições fracionadas e com alimentos saudáveis, com pouca gordura e poucos doces.

Durante a gravidez, as mulheres devem comer pequenas porções de alimentos para evitar uma sobrecarga ao estômago, pois a progesterona reduz o ritmo do sistema gastrointestinal.

linha

Fonte: Site de Curiosidades

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS