Para que serve o horário de verão?

curiosidades sol

Todo ano é a mesma coisa, chega um belo dia que você precisa mudar seu relógio para o horário de verão, isso já virou rotina e fazemos isso até mesmo sem pensar. Claro que muitas pessoas reclamam, principalmente as que precisam acordar muito cedo e acabam levantando quando ainda esta escuro. Mas o horário de verão acontece por um motivo, você sabe qual?

horario-de-verao

O horário de verão começou no Brasil na década de 30, quando Getúlio Vargas governava. Mas durou um ano só, 18 anos depois ele foi usado novamente e depois disso o país passou a adotar essa tática. Essa não é uma ideia do nosso país, é uma ideia bem antiga e muitos países também adotam como os países Europeus e os Estados Unidos.

Essa tática que muitos amam e outros odeiam ajuda a reduzir o consumo de energia, a medida é bem simples, mas só funciona nas regiões distantes da linha do equador. Por isso no Brasil alguns estados não têm horário de verão, nessa estação os dias ficam mais longos e as noites mais curtas, mas nos lugares próximos a linha do equador a duração de dia e noite é a mesma.

A ideia é aproveitar melhor as horas do dia que tem sol e luz natural, assim economizamos mais energia pois acendemos a luz mais tarde, essa tática também ajuda a reduzir o risco de apagão. Como nem todos os estados adotam o horário de verão o horário de pico fica dividido e evita a sobrecarga no sistema de energia.

A partir do ano de 2008 a Casa Civil da Presidência da Republica definiu algumas regras para o horário de verão, o decreto conseguiu definir um dia fixo para começar e terminar esse período de economia. Todo ano a partir de 2008 o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e acaba no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o Carnaval. Quando isso acontece o horário de verão encerra no domingo seguinte.

Os outros estados

horario-de-verao-2012-2013

Os lugares do Brasil que não aderem o horário de verão também sentem a mudança, principalmente por causa da programação das emissoras e agências bancarias que funcionam com horário adiantado para coincidir com o horário de Brasília. O impacto para eles não é muito grande, o país todo não adere ao horário de verão pois não existe economia nos lugares perto da linha do equador.

Mas é sempre bom ficar de olho nesse horário, principalmente se seu estado não adere, algumas coisas aderem e você pode sair prejudicado se não conferir antes. O horário de verão está ai para ajudar o governo a economizar, pois você não vê diferença nenhuma no bolso. O negócio é tentar acostumar o mais rápido possível ao horário e aceitar, pois pelo visto ele vai continuar voltando todo ano.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS