Padres recebem salário?

padre recebe salario capa

padre recebe salario

A resposta é sim, Sacerdotes da Igreja Católica recebem a côngrua, remuneração mensal para cobrir despesas pessoais, como lazer e compras. Necessidades básicas, como casa, comida e convênio médico, são bancadas pela paróquia.

O salário varia de acordo com o dinheiro que cada uma das 254 dioceses brasileiras arrecada com dízimo e serviços (batismos, crismas e casamentos). Na Arquidiocese de São Paulo, os padres ganham R$ 1 350 nos primeiros cinco anos e podem chegar a R$ 3 780 após 25 anos de serviço. O direito dos padres à remuneração é determinado pelo Código de Direito Canônico, criado em 1917.

Além de deixar explicíto esse tipo de organização e as punições reservadas a quem desrespeita as normas propostas, o Código afirma que padres têm direito a férias e a previdência social. Os padres paulistas, têm 30 dias de descanso anual e contribuem com o INSS desde o primeiro ano como seminarista, isso garante que eles possam se aposentar no fim da carreira.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS