Os maiores terremotos da história

piores-terremotos

Em uma coisa os brasileiros podem comemorar, não acontecem terremotos aqui, na verdade o Brasil ficou livre de muitas catástrofes naturais, como os terremotos, furação, tornados, tsunamis, entre outros. Os desastres naturais mais comuns no Brasil são enchentes e incêndios florestais.

Os terremotos acontecem por causa das placas tectônicas que ficam movimentando sobre o magma, uma vez ou outra elas se chocam e provocam os terremotos, bom agora vamos descobrir quais foram os maiores e piores terremotos da história.

Terremoto 9.5 – Chile

Imagem_61

O maior terremoto que aconteceu até hoje ocorreu no Chile em 22 de maio de 1960, sua magnitude foi de 9.5 e matou mais de 2 mil pessoas. Ele também gerou um maremoto com ondas de até 10 metros. Esse terremoto aconteceu no município de Valdívia, mas as ondas acabaram com cidades inteiras na costa do Chile.

O terremoto também fez vítimas em outros países banhados pelo Oceano Pacífico.

Terremoto 9.2 – Alaska

alaska-terremoto

Esse terremoto teve um abalo muito grande, mas não fez muitas vítimas, ele ocorreu em 28 de março de 1964. O abalo matou 15 pessoas e gerou um tsunami, esse tsunami foi tão forte que matou mais 128 pessoas. O epicentro foi no sul do Alasca, na região de Prince William Sound.

Terremoto 9.1 – Sumatra

sumatra

O terremoto na ilha de Sumatra na Indonésia ocorreu no dia 26 de dezembro de 2004, sua magnitude foi de 9.1, fazendo dele o terceiro maior. O epicentro aconteceu no mar e isso causou um enorme tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países próximos a região. Esse tremor aconteceu a 30 km de profundidade no Oceano Índico e foi sentido até na costa leste da África.

Por sua magnitude e quantidade de mortos foi notícia no mundo todo, ele deixou muitas pessoas feridas e desfez muitas famílias. Em 2012 um filme com o nome “O impossível” foi lançado contando a experiência vivida por María e sua família, eles sobreviveram ao sismo. Esse filme é muito bom e foi elogiado pela crítica, vale a pena ver.

Terremoto 9.0 – Japão

terremoto-japao

Em 2011 ocorreu um terremoto no Japão seguido de uma tsunami, o epicentro no terremoto foi no oceano Pacífico, a 400 km de Tóquio. Ele gerou ondas com mais de 10 metros, essas ondas chegaram a uma velocidade de 800 km/h e depois atingiram a costa japonesa. Mais de 10 mil pessoas morreram nessa catástrofe natural.

Terremoto 9.0 – Rússia

terremoto-russia -1952

O quinto pior terremoto aconteceu na Rússia em 1952, ele teve um abalo de 9.0 e aconteceu no extremo leste da Rússia. Por causa do terremoto ondas gigantes atingiram o Havaí e o prejuízo foi enorme. Mas felizmente não houve nenhuma vítima fatal.

Terremoto 8.8 – Chile

terremoto-chile-2010
O pior terremoto aconteceu no Chile e o sexto pior também. Em fevereiro de 2010 um terremoto deixou mais de 20 mil pessoas desabrigadas e cerca de 800 morreram. O epicentro aconteceu no mar cerca de 320 km ao sul de Santiago.

COMENTÁRIOS