Os filmes de animação mais famosos da Walt Disney Studios

destaq lais

Quem não ficou marcado por um filme da Disney?! Todos nós não é mesmo, Os Studios Disney se consagrou por trazer para as telas, grandes personagens que marcaram época. E é com esse sentimento nostálgico que resolvi lembrar os filmes desde a década de 30 até os mais recentes, e vamos contar um pouco sobre cada um deles.

destaq lais

 

 

A Pequena Sereia

O filme teve seu lançamento em 1989 e é considerado o retorno triunfal dos filmes de animação dos estúdios Walt Disney, fazendo renascer a magia das historias de animação. Os filmes lançados antes de A pequena sereia não fizeram tanto sucesso assim.

Ariel é a filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares, que está insatisfeita com sua vida. Ela deseja caminhar entre os humanos para conhecê-los melhor, mas sempre é proibida por seu pai, que considera os humanos como sendo “bárbaros comedores de peixe”. Até que ela se apaixona por um jovem príncipe e, no intuito de conhecê-lo, resolve firmar um pacto com Úrsula, a bruxa do reino, que faz com que ela ganhe pernas e se torne uma verdadeira humana. Porém, Úrsula também tem seus planos e eles incluem a conquista do reino de Tritão.

pequena sereia

 

A Bela e a Fera

A história que já teve outras versões, foi gravada pela Walt Disney em 1991 e é um de seus filmes de mais prestigio, sendo o primeiro filme de animação indicado ao Oscar, alem de ser o primeiro a atingir os $100 milhões de dólares no seu lançamento original.

Sinopse: Em uma pequena aldeia da França vive Bela, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Bela não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e.Quando o pai de Bela vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ele. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “moradores” do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.

a bela e a fera

 

Branca de Neve e os Sete Anões

Não é preciso nenhum espelho magico para saber que Branca de Neve e os Sete Anões, foi o primeiro e mais belo clássico de animação dos estúdios Disney, produzido em 1937, foi a obra que deu origem a tudo. Em 2001 numa restauração espetacular de suas imagens e áudio Branca de Neve e os Sete Anões volta a encantar, embora já restaurado em 1987 e 1994.

Sinopse: Uma rainha muito bela, porém má e invejosa, resolve mandar matar sua enteada, Branca de Neve, uma princesa bastante bela e bondosa. Isto porque, segundo seu espelho mágico, ela era a mais bela de todas. Mas o carrasco contratado pela rainha que deveria assassiná-la, a deixa partir. Durante a fuga pela floresta, Branca de Neve encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina, e que passam a protegê-la.
Algum tempo depois por intermédio de seu espelho, a rainha descobre que Branca de Neve continua viva. Então, ela faz uma magia que a transforma em uma senhora vendedora de frutas horrivelmente velha e feia e vai atrás da moça para lhe oferecer uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia num sono profundo. Porém, ela é salva pelo príncipe encantado, o grande amor de sua vida, que a desperta com um beijo de amor.

branca de neve

 

Pinóquio

O filme Pinóquio foi lançado no ano de 1940 e o próprio Walt Disney participou diretamente da produção do filme. Sua estreia teve prejuízo devido a segunda guerra mundial já que grande parte da renda naquela época vinha da Europa. O filme acabou sendo lançado ao longo dos anos, pelo menos sete vezes e em 1992 o filme foi totalmente restaurado, isso ajudou a ganhar mais fãs sendo assim um dos filmes mais queridos dos estúdios Disney.

Sinopse: Gepeto é um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio. Ansioso para se tornar um menino de verdade, Pinóquio se mete em várias confusões, apesar dos constantes avisos de seu amigo Grilo Falante. O boneco tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador, quando ele fica preso na barriga de uma baleia.

pinoquio

 

Alice no País das Maravilhas

O filme foi lançado em 1951, nos projetos de Walt Disney deveria ser lançado anos antes, mas com a segunda guerra mundial acontecendo ele teve que adiar seu projeto. Foi um dos filmes que não rendeu o esperado, o publico foi pouco, não atendendo as expectativas esperadas. Ao longo dos anos o filme acabou ganhando o status de Clássico. Em 2010 a Disney lançou uma adaptação do filme onde o ator Johnny Depp fez o papel de chapeleiro maluco.

Sinopse: Alice no País das Maravilhas conta a história de uma menina curiosa e cansada de sua vida monótona, que acaba caindo em um mundo diferente e divertido ao seguir o apressado Coelho Branco. Lá conhece personagens como os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Maluco e participa de um jogo de crocket com a Rainha de Copas.

alice

 

Peter Pan

O filme Peter Pan foi lançado em 1953 e foi inspirado em uma peça de teatro que a Disney tentava comprar os direitos autorais desde 1935, conseguindo um acordo com os donos dos direitos apenas em 1939. Mais uma vez o filme teve sua produção adiada devido a guerra sendo lançado apenas em 1953 como citamos acima. O filme foi indicado ao Festival de Cannes de 1953. Segundo o site Box Office Mojo, o filme teve a maior bilheteria do ano de 1953 arrecadando $87,404,651 dólares.

Peter Pan, o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa da família Darling na cidade de Londres, pois Wendy, a mais velha dos filhos do casal, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João e Miguel. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, Peter Pan vai até sua casa e ensina a Wendy, João e Miguel o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um pó mágico, que uma pequena fada, Sininho, joga sobre eles.
Peter leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, um ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, conhecido como Capitão Gancho, que jurou se vingar de Peter. Gancho perdeu uma de suas mãos em um duelo com Peter Pan, com ela tendo sido comida por um crocodilo que agora segue sempre o navio do Capitão Gancho, pois quer comer o resto. Tudo realmente se complica quando Sininho fica com muito ciúme de Wendy e quer prejudicá-la.

petter

 

Bambi

O filme foi lançado em 1942 em plena segunda guerra mundial, seu cenário foi inspirado nas florestas de Vermont e Maine nos EUA. O filme foi indicado para concorrer em três categorias do Oscar, sendo elas, melhor trilha sonora, melhor som e melhor canção original (Love is a Song).

Sinopse:  A história passa-se numa floresta onde os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de “Príncipe da Floresta” pois seu pai é o cervo mais respeitado da região por ser o mais velho. Logo ao nascer Bambi conhece Tambor, um coelho que se torna seu grande amigo.
Ao longo da história, Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e se apaixona por Falina. Um dia chegam caçadores a floresta e matam a sua mãe que o estava ajudando a não ser pego, assim , Bambi aprende a viver sozinho com a ajuda do pai.

bambi

 

Mogli – O Menino Lobo

Mogli foi décimo-nono filme produzido pelo Estúdio Disney e foi lançado em 1967, mesmo ano em que morreu Walt Disney. No filme deveria aparecer um rinoceronte que foi cortado durante as gravações. O filme arrecadou cerca de $205,843,612 mundialmente.

Sinopse: Mogli, um garoto criado por lobos e que vive na selva, é convencido pelo seu amigo Baguera, uma velha e esperta pantera, a buscar segurança no mundo dos homens. Mas Mogli, resistindo à ideia de seu amigo, resolve seguir a filosofia do urso Balu, que gosta de curtir a vida e ser feliz, fazendo o que gosta. Juntos, dão início a uma grande jornada em direção à civilização e encontram no meio do caminho um orangotango maluco, uma cobra com poder de hipnotizar e Shere Khan, um tigre ameaçador.

mogli

 

Cinderela

O filme foi produzido em 1950 e teve um orçamento super reduzido, mesmo com o fim da guerra as coisas não andavam bem nessa época e a bilheteria nos cinemas havia diminuído consideravelmente. Porem o filme foi um sucesso e teve ótima bilheteria. O titulo Cinderela também era conhecido como A Gata Borralheira.

Sinopse: Cinderela é uma jovem que é obrigada pela madrasta a vestir andrajos e forçada a trabalhar de empregada. Ela tem como únicos amigos os animaizinhos. A fada madrinha lhe dá um lindo vestido de presente, para que ela possa ir ao baile, mas a moça precisa estar de volta até a meia-noite, pois o encanto se desfaz. No palácio, Cinderela dança com o Príncipe, que fica encantado com ela. Ao fugir do palácio na hora combinada, Cinderela perde um sapatinho de cristal e o Príncipe faz de tudo para encontrar a dona daquele sapatinho.

cinderella

 

A Dama e o Vagabundo

O filme teve sua estreia em 1955 e ate hoje é um dos filmes mais queridos já produzidos pela Disney, quando lançado foi alvo de críticas, conseguiu superar expectativas e foi um sucesso de bilheteria.

Sinopse: A história de uma cachorrinha de classe chamada Lady que se sente abandonada pelos donos quando eles têm um bebê e acaba se envolvendo com um cachorro de rua conhecido como Vagabundo. Os dois terão que lidar com uma injusta tia que, com seus gatos de estimação, chegam na casa e acabam com o sossego de Lady.

dama

 

Aladdin

O filme foi produzido e lançado em 1992 sendo o filme mais bem sucedido desse ano, fez parte do chamado Renascimento da Disney, o filme foi indicado a diversos prêmios, ganhando a maioria na parte musical, devido sua trilha sonora que era considerada de perfeição. O ator Robin Williams deveria ter dublado o Gênio, apos uma desavença relacionada a parte financeira o acordo foi desfeito, anos depois a Disney se desculpou com o ator que aceitou fazer a dublagem do gênio para King Of Thieves.

Sinopse: Após o sultão ordenar que sua filha, a princesa Jasmine, ache um marido rapidamente, ela foge do palácio. Jasmine encontra um tipo meio malandro, Aladdin, que conquista seu coração. Porém ambos são achados pelos guardas de Jafar, o vizir do sultão. Jafar criou um feitiço para dominar o sultão, se casar com Jasmine e se tornar ele mesmo o sultão. Além disto finge que cometeu um engano e mandou decapitar Aladdin, que na verdade está vivo, pois Jafar precisa dele para conseguir uma lâmpada mágica, que é a morada de um poderoso gênio. Mas o plano de Jafar falha, pois Aladdin fica com a lâmpada graças a intervenção de um pequeno macaco, Abu, seu fiel mascote. Quando descobre que há na lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos, Aladdin planeja usá-los para conquistar Jasmine, sem imaginar que Jafar é um diabólico inimigo, que precisa ser detido.

aladim

 

O Rei Leão

O filme teve seu lançamento em 1994, e arrecadou 312 milhões de dólares só nos Estados Unidos e US$783,841,776 milhões no mundo. A Disney foi acusada de plagio, pois no Japão havia um desenho bem semelhante a O Rei leão. O filme ganhou o Oscar nas seguinte categorias Melhor Trilha Sonora – Hans Zimmer e Melhor Canção Original – “Can You Feel the Love Tonight”.

Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki , mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

rei

 

Pocahontas

O filme foi lançado em 1995 e foi o primeiro filme de animação da Disney que não teve o popular final “felizes para sempre”, pois John Smith acaba baleado e volta a Inglaterra para ser tratado e Pocahontas decide ficar com seu povo. O filme venceu o Oscar em duas categorias sendo elas melhor canção original (“Colors of the Wind”) e melhor trilha sonora original.

Sinopse: Um navio parte da Inglaterra com objetivo de encontrar um “Novo Mundo”, tendo, entre os tripulantes, o ganancioso governador da Inglaterra, que só pensa em descobrir ouro, e o aventureiro capitão John Smith. Ao chegarem em uma terra desconhecida, John sai para explorar a região e encontra uma bela índia chamada Pocahontas. Ambos aprendem muito um com o outro, até que o povo de Pocahontas e os ingleses entram em guerra por terem interesses diferenciados em relação às terras.

pocahontas

 

Toy Story

O filme teve sua estreia em 1995 e foi uma parceria da Walt Disney Pictures com a Pixar Animation Studios de muito sucesso. É o primeiro filme da história feito totalmente por computação gráfica. Toy Story teve 03 indicações ao Oscar. O filme fez tanto sucesso que a Walt Disney investiu em dar continuidade a historia, com Toy Story 2 em 1999 e Toy Story 3 em 2010. O ator Tom Hanks foi o responsável pela voz do caubói Wood.

Sinopse: Sinopse: Andy está fazendo aniversário e os brinquedos estão apavorados, pois temem ser substituídos por um novo brinquedo mais moderno e melhor do que eles. Pois é, isso acontece e Wood, um caubói, e brinquedo preferido de Andy, é substituído por Buzz Lightyear, um astronauta do espaço. É aí que começa a aventura dos brinquedos.

toy

 

Mulan

O filme foi lançado em 1998 e não deixou a desejar, arrecadou $304,320,254 dólares em todo mundo e foi o sétimo filme mais visto no ano de seu lançamento. Mulan é o nome da personagem principal do filme que pode ser considerada uma princesa Disney mesmo sem ser filha de um rei ou sem ser casada com um príncipe.

Sinopse: Quando os mongóis invadem a China, o imperador  decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão, que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.

mulan

 

Vida de Inseto

O filme também foi lançado em 1998 e é mais um da parceria entre Walt Disney Pictures e Pixar. O filme recebeu críticas positivas e o valor arrecadado também foi alem do esperado.

Sinopse: No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

vida de inseto

 

Monstros S.A.

O filme teve seu lançamento em 2 de novembro de 2001 e ganhou o Oscar e Grammy em 2002 na categoria Melhor Canção Original, com a trilha “If I Didn’t Have You”. Monstros S.A. é o quarto filme realizado através da parceria entre a Disney e a Pixar.

Sinopse: Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Localizada em uma dimensão paralela, a fábrica constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão lhes dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a sobrevivência da fábrica. Entre todos os monstros que lá trabalham o mais assustador de todos é James P. Sullivan, um grande e intimidador monstro de pêlo azul e chifres, que é chamado de Sully por seus amigos. Seu assistente é Mike Wazowski, um pequeno ser de um olho só com quem tem por missão assustar as crianças, que são consideradas tóxicas pelos monstros e cujo contato com eles seria catastrófico para seu mundo. Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sully conhecem a garota Boo, que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros.

monster sa

 

Lilo & Stitch

O filme foi lançado em 2002 e o orçamento para sua produção foi de US$80 milhões de dólares. Na verdade o personagem Stitch foi criado bem antes, em 1985, por Chris Sanders, como parte de uma proposta de livro infantil que nunca foi lançado. A trilha sonora conta com cinco grandes sucessos do Rei do Rock, Elvis Presley.

Sinopse: Lilo é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.

lilo

 

Procurando Nemo

O filme teve sua estreia em 2003 e é fruto de mais uma bem sucedida parceria entre Disney e Pixar. O filme entrou para a historia com recordes de bilheteria. Levou um Oscar, na categoria Melhor Filme de Animação. Foi um dos maiores sucessos da Disney.

Sinopse: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

nemo

 

Carros

O filme teve sua estreia em junho de 2006, foi uma produção da Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures.Inicialmente o filme iria se chamar “Route 66”, porem seus produtores desistiram, pois anos antes houve uma serie com esse nome.

Sinopse: Relâmpago McQueen é um carro de corridas ambicioso, que já em sua 1ª temporada na Copa Pistão torna-se um astro. Ele sonha em se tornar o 1º estreante a vencer o campeonato, o que possibilitaria que assinasse um patrocínio com a cobiçada Dinoco. A fama faz com que Relâmpago acredite que não precisa da ajuda de ninguém, sendo uma “equipe de um carro só”. Esta arrogância lhe custa caro na última corrida da temporada, fazendo com que seus dois pneus traseiros estourem na última volta da corrida. O problema permite que seus dois principais adversários, o ídolo Rei e o traiçoeiro Chicks, cruzem a linha de chegada juntamente com ele, o que faz com que uma corrida de desempate seja agendada na California. Relâmpago é então levado para o local de corrida por Mack, um caminhão que faz parte de sua equipe. Ele quer chegar ao local antes de seus competidores e, por causa disto, insiste que Mack viage sem interrupções. Mack termina dormindo em pleno trânsito, o que faz com que a caçamba se abra e Relâmpago, que também estava dormindo, seja largado em plena estrada. Ao acordar Relâmpago tenta encontrar Mack a todo custo, mas não tem sucesso. Em seu desespero ele chega à pequena Radiator Springs, uma cidade do interior que tem pouquíssimo movimento e que jamais ouviu falar de Relâmpago ou até mesmo da Copa Pistão. Porém, por ter destruído a principal rua da cidade, Relâmpago é condenado a reasfaltá-la. Obrigado a permanecer na cidade contra a sua vontade, aos poucos ele conhece os habitantes locais e começa a se afeiçoar por eles.

carros

 

Ratatouille

Teve seu lançamento em 2007. O filme teve boa aceitação, porem em sua estreia teve arrecadação considerada baixa, porem conseguiu se recuperar ao longo de sua exibição e atingiu a marca de 600 milhões de dólares. Foi vencedor do Oscar na categoria Melhor Filme de Animação.

Sinopse: Paris. Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a ideia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

ratati

 

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS