Os esportes mais perigosos praticados na neve

esportes perigosos de inverno

Com as jogos olímpicos de inverno de Sochi 2014 rolando, resolvemos criar uma lista com os esportes mais perigosos que acontecem nessas olimpíadas.

esportes perigosos de inverno

 

Bobsleigh
Criado na Suíça, as primeiras corridas de bobsleigh foram disputadas em estradas cobertas por neve. A primeira pista feita especialmente para a competição foi inaugurada em 1902.

Bobsleigh é um esporte de inverno no qual equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 km/h.
Desde 1924, o bobsleigh faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, como uma competição para equipes masculinas de quatro pessoas. Em 1932, foi adicionada uma segunda modalidade, para equipes compostas de dois homens.
Em 2002, foi pela primeira vez admitida a participação de mulheres entre os membros das equipes. Em 2006, foi introduzida modalidade para times de duas mulheres.

bobsleigh

 

 

Skeleton
Criado na Suíça no final do século XIX e que fez parte das duas edições de Jogos Olímpicos de Inverno sediadas no país, em 1928 e 1948, antes de ser integrado ao programa dos Jogos a partir da edição de 2002.

A origem da modalidade está ligada à origem do bobsleigh, tanto que até hoje as duas modalidades são administradas pela mesma entidade, a Federação Internacional de Bobsleigh e de Tobogganing, criada em 1923. O skeleton começou a adquirir forma após a introdução, em 1892, de um novo tipo de trenó, feito de metal e mais adaptável ao formato do corpo humano.
As competições acontecem em uma pista de gelo, geralmente construída artificialmente, em que os pilotos descem deitados de bruços sobre o trenó, que não possui freios. Por questões de segurança, os atletas devem utilizar capacete, traje com mangas e calças longas e sapatos com pregos, para evitar escorregões durante a corrida de largada (os cinquenta primeiros metros da pista).
Todas as pistas homologadas pela FIBT estão localizadas no hemisfério norte. Além dos Jogos Olímpicos, as principais competições são o Campeonato Mundial da FIBT, realizado anualmente (exceto em anos olímpicos) e a Copa do Mundo, realizada em várias etapas (atualmente oito) em cidades diferentes. A quantidade de descidas que cada piloto faz pode variar de duas a quatro, de acordo com a importância do evento. Em todas, entretanto, o piloto que obtiver o menor tempo total é o vencedor

skeleton

 

 

Luge
Ainda que as corridas de trenós sejam muito antigas e de se encontrarem registros em documentos de vários séculos atrás em países como Noruega, o luge como esporte organizado e submetido a regras aparece no final do século XIX. Se considera que como ponto de arranque uma competição que teve lugar em Davos, Suíça en 1883, onde se reuniram participantes de sete países.

O trenó que se usa no luge é uma pequena armação, em sua origem de madeira, atualmente de metal, provido de patins afiados na base. Não tem freios nem timão, e o piloto vai deitado com a boca para cima com os pés na frente e a cabeça atrás, diferente do skeleton, no que se localiza a boca abaixo e olhando para frente. O piloto controla a baixada do luge e as mudanças de direção são mediante a umas bridas unidas à parte dianteira, assim como inclinando o peso de seu próprio corpo. A diferença do bobsleigh é a saída, que se efetua com o piloto já colocado no trenó, e por isso a saída é mais lenta pois não pode tomar tanto impulso.
O peso máximo autorizado do trenó é de 23 kg no individual e 27 no de duplas. Sobre o peso dos tripulantes, a regulamentação trata de equilibrar as diferenças entre os participantes, e assim, a parte de estabelecer-se um peso máximo para cada um, se permite aos que estejam por baixo desse peso que se adicionem quilos artificialmente e desta maneira todos tenham aproximadamente o mesmo peso e as mesmas oportunidades.
O luge tem duas modalidades, a individual e a de duplas, tanto na categoria masculina como na feminina. Na individual se disputam quatro mangas e a de duplas somente duas, somando-se os tempos e ganhando o que totalize menos tempo no total. A igualdade entre os participantes obriga a medir o tempo com absoluta precisão, até os milésimos.
Os primeiros campeonatos do mundo de luge aconteceram em Oslo, Noruega em 1955 e a Federacão Internacional de Luge se fundou em 1957 separou-se da de bobsleigh. Foi incluído como esporte olímpico nos Jogos de Innsbruck, Áustria de 1964 tanto na categoria masculina como feminina e desde então sempre tem estado presente no programa dos Jogos.
O luge, segue sendo um esporte muito pouco acessível devido à falta de instalações, muito caras de se manter. Isto tem feito só um reduzido grupo de países sejam a elite deste esporte. Estes países são Alemanha, Áustria, Itália e Rússia, que costumam repartir entre si as medalhas nas competições importantes.

luge

 

 

Snowboard
O Snowboard ou Snowboarding é um esporte que, tal como o skate e o surfe, consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este porém se faz na superfície nevosa das encostas de montanhas – como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, ela devendo ter o comprimento do chão até a altura do nariz. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior. Usa-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima.

Snowboard

 

 

Esqui estilo livre
É uma modalidade de esqui caracterizada pela existência de saltos acrobáticos e descidas de montanha em velocidade. Originada do esqui alpino, começou a se organizar na década de 1960, entrando oficialmente para o programa dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1992.

É dividida basicamente em seis provas. O Aerials é baseado apenas nos saltos. No Moguls e no Dual Moguls, além dos saltos, os esquiadores precisam descer uma rampa cheia de pequenos montes de neve, sendo que o Dual Moguls é um confronto direto entre dois esquiadores, que descem ao mesmo tempo. O Slopestyle e o Ski Cross são descidas de montanha em percursos longos, com obstáculos. O Halfpipe é um canal com características semelhantes aos do skate e do snowboard.
Os principais eventos da modalidade são o Campeonato Mundial, realizado a cada dois anos, e a Copa do Mundo, realizada anualmente, além dos Jogos Olímpicos, disputados a cada quatro anos.

esqui livre

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS