Os 5 tornados mais mortais na história americana

destaq02

O fenômeno meteorológico é bem comum em alguns lugares dos Estados Unidos, assim como terremotos são comuns no Japão. Geralmente ele se forma por causa de tempestades intensas que produzem muitos ventos e em áreas planas. Mas é bem raro de acontecer um tornado, cerca de 1% das tempestades formam um, mesmo assim as tempestades mais intensas são todas monitoradas.

Eles aparecem de várias formas e tamanhos, a mais comum é no formato cônico, sua extremidade mais fina toca o solo. A velocidade dos ventos pode variar muito, alguns já chegaram a ter mais de 480 km/h e medir 1500 metros de diâmetro, percorrendo cerca de 100 km de distância. Eles são classificados de diversas formas, a mais conhecida é F0 a F5, o F0 é mais fraco, danifica árvores, mas não consegue destruir casas, já o F5 é o mais forte da categoria, consegue danificar arranha-céus e arrancar edificações das fundações.

Vamos conferir agora os cinco piores tornados que já aconteceram nos Estados Unidos

O tornado Tri-State é o tornado mais mortal na história americana. Ele chicoteou através de três estados – Illinois, Indiana e Missouri em 18 de março de 1925. Também foi o maior tornado da história mundial – que marcou um caminho em linha reta por 3,5 horas em todo os 352 Km. Sua velocidade chegou a 90 quilômetros por hora. O tornado derrubou 15.000 casas O Gum Pond área de Tupelo, Mississippi, foi o mais afetado. As casas ao longo da lagoa foram arrastadas para água com suas vítimas, cujos corpos foram encontrados mais tarde na lagoa. A única pessoa que sobreviveu ao tornado era um menino. Os ventos foram de até 420 Km, o tornado foi classificado como F5.

01

O segundo pior tornado na história americana bateu Natchez, Mississippi em 7 de maio de 1840. Matou 317 pessoas, 109 pessoas ficaram feridas, este é o único tornado que os EUA teve com mais mortos que pessoas feridos. O enorme tornado tocou o chão pelo menos 20 quilômetros a sudoeste da cidade e mudou-se para o nordeste. Em seguida, o tornado atingiu o Rio Mississippi e mudou-se rio acima. Quase todas as vítimas eram marinheiros e passageiros de barco, este tornado teve intensidade F5.

02

O terceiro e mais mortal tornado aconteceu em St. Louis, Missouri em quarta-feira, 27 de maio, 1896. Ele matou 255 pessoas, feriu mais de mil. St. Louis é a cidade que mais foi atingida por tornados destrutivos. Eles ocorreram no outono e inverno, bem como os meses típicos de primavera. Além disso, os tornados mais devastadores ocorreram no período da manhã e tarde da noite, mas o mais comum é acontecer tornados no início da noite ou no final da tarde.

 

03
DE 05 e 06 abril de 1936 Tupelo-Gainesville teve um surto de tornado que atingiu o sudeste dos Estados Unidos matando cerca de 436 pessoas, 3.500 pessoas ficaram feridas. Os 17 tornados seguidos por fortes chuvas e tempestades produziram milhões de dólares em danos em toda a região.

O Gum Pond área de Tupelo, Mississippi foi o mais afetado. As casas ao longo da lagoa foram arrastadas para a água com suas vítimas, cujos corpos foram encontrados mais tarde na lagoa. A única pessoa que sobreviveu ao tornado era um menino. Os ventos foram de até 420 Km, o tornado foi classificado como F5.

04

Na manhã seguinte, três tornados independentes continuaram a destruição. Eles se mudaram para Gainesville, Geórgia. Um dos tornados matou 70 trabalhadores da fábrica Cooper Calças – a construção da fábrica desabou sobre eles. Mais de vinte pessoas foram mortas em uma loja de departamento.

e matou 695 pessoas, mais de 2.000 pessoas foram feridas pelo desastre. Algumas das cidades foram destruídas completamente. O tornado atingiu intensidade F5.

 

05

Algumas curiosidades:

  • Acontecem cerca de 800 tornados nas planícies norte americanas anualmente;
  • Os Estados Unidos possui uma região conhecida como corredor dos tornados;
  • Já aconteceram tornados no Brasil, como na região de Santa Catarina que destruiu plantações e moradias;
  • Atualmente é possível alertar a população das condições favoráveis a tornados;
  • Existem alguns filmes sobre tornados, como: Tornado, F5 a Fúria, Caçadores de Tornado.

COMENTÁRIOS