O que é pseudônimo?

destaq

Pseudônimo é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal, e é um termo que vem da Grécia antiga. Geralmente é um nome inventado por pessoas como escritores, poetas, jornalistas, artistas e outras pessoas famosas que não querem ou não podem assinar suas próprias obras.

Nem sempre o pseudônimo é totalmente diferente do nome, pode ser apenas uma mudança de letra ou outra, ou porque o nome de batismo é muito diferente ou difícil de compreender. O pseudônimo é tutelado pela lei quando adquire a mesma importância do nome oficial.

O caso mais recente do uso de pseudônimo é o da escritora J. K. Rowling, autora da série Harry Potter. que esta usando o pseudônimo de Robert Galbraith lançando o livro de  romance The cuckoo’s calling.

J K Rowling

Você deve ser perguntar o que leva um autor famoso usar um pseudônimo?

Adotar um pseudônimo também pode ser um desafio – um recurso para o autor tentar provar que é capaz de repetir o sucesso do passado apenas com a qualidade de seus textos, sem usar o peso de um nome consagrado. Foi o que levou Stephen King a escrever livros com o pseudônimo Richard Bachman quando já era conhecido por seus romances de terror. A farsa de King foi muito mais engenhosa do que a de Rowling. Ele chegou a convencer um amigo de seu agente literário a posar para uma foto fingindo ser Richard Bachman. Disposto a descobrir se seu sucesso se devia à sorte ou ao talento, King publicou cinco livros como Bachman em sete anos antes de ser descoberto. Um deles chegou aos 28 mil exemplares. O experimento provou que o sucesso não era sorte, mas que o nome consagrado ajudava: depois que a verdadeira identidade do autor foi revelada, o livro vendeu dez vezes mais.

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

 

COMENTÁRIOS