O primeiro carro a andar na Lua

carro-lua

carro-lua

Até hoje, muitos ainda desconfiam e preferem não aceitar a verdade, mas o fato é que sim, um carro já foi para a Lua. Um Lunar Roving Vehicle (LRV), é o modelo Apollo 17, que acompanhou a missão de mesmo nome em 1972.

O veículo permitiu aos astronautas das missões Apollo dirigir nas redondezas do local de pouso do módulo lunar, para realizar observações geológicas e coletar amostras de rochas e de solo.

O LRV podia alcançar a velocidade máxima de 13 km/h, mas o astronauta Eugene Cernan disse ter registrado uma velocidade de 18 km/h, ou seja, um recorde lunar.

O veículo tinha 3,1 m de comprimento, tomando por base suas rodas e 2,3 m de largura. Podia suportar um peso de até 480 quilos, sendo que 353 kg seriam distribuídos entre o peso dos astronautas, mais o sistema de suporte de vida, 45,4 kg para os equipamentos de comunicações, 54,5 kg para os equipamentos científicos e 27,2 kg de amostras de rochas e solos da Lua.

O chassi do veículo foi feito de uma maneira que pudesse ser levado para a Lua dobrado. Sua estrutura podia ser montada em 20 minutos. Como não tinha necessidade de trazê-los de volta à Terra, todos os veículos lunares foram deixados na Lua após serem utilizados.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS