O mais eficiente franco-atirador da história

o sniper Simo Hayha

O Verdadeiro camper? Não esse é ‘SIMO HÄYHÄ‘ – “MORTE BRANCA”

Simo Hayha nasceu em 17 de dezembro de 1905 na pequena cidade finlandesa de Rautjarvi, viveu no campo acostumado a lida da fazenda e a caçar.

Aos 17 anos alistou-se no exército Finlandês, para cumprir o serviço militar obrigatório neste tempo mostrou toda a sua habilidade como franco atirador.

franco atirador

Em dezembro de 1939 a Russia invadiu a Finlândia dando início a famosa guerra de inverno que durou 105 dias, Simo Hayha e outros reservistas foram imediatamente incorporados ao exército e enviados as presas para as linhas de defesa.

A superioridade numérica do exército Russo era esmagadora, restando aos finlandeses aplicar estratégias de emboscada em pequenas escaramuças. O exército Finlandês enviou 12 divisões de infantaria para a região do vale Kolla que era um ponto estratégico de penetração das tropas Russas na Finlândia.

Simo Hayha passou a ocupar um lugar de destaque na tropa atuando como franco atirador fazendo o bom uso da camuflagem e de seu rifle Mosin Nagant M-28, sem qualquer aparato de precisão ele abatia os inimigos a 400 metros de distância, algo surpreendente.
Ele preparava bem o terreno onde se posicionava Batendo a neve em sua volta deixando a superfície da neve compacta de forma a evitar o deslocamento de gelo no momento do disparo evitando assim a sua localização, também não efetuava mais de um disparo por posição, quando agia causava pânico e abalava a moral dos inimigos, algo que lhe rendeu o apelido de “Morte Branca”.

franco atirador 02

Após a inevitável derrota da Finlândia em março de 1940, nos 100 dias que lutou na guerra, Simo Hayha abateu mais de 500 soldados Russos, este feito memorável jamais foi alcançado por outro sniper ate os tempos de hoje.

No dia 03 de junho de 1940 Simo Hayha foi ferido gravemente no rosto por um sniper Russo, mesmo baleado ele pegou o rifle, caçou e matou o soldado que o feriu, aquela foi sua última ação dele no exército Finlandês.

Simo Hayha

Ao ser perguntado sobre como conseguiu se tornar um atirador tão bom, ele respondeu, “prática”. Questionado se tinha remorsos por ter matado tantas pessoas, ele disse, “fiz o que me mandaram fazer, da melhor forma possível”, ele faleceu de causas naturais no dia primeiro de abril de 2002 em Hamina na Finlândia aos 96 anos de idade.

Simo Hayha atirador

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS