Invenções que deram certo por acaso

picole

Você alguma vez tentou criar algo que não sabia que daria certo, mas sem querer conseguiu? Algumas invenções foram criadas por acaso, sem querer a pessoa criou algo incrível e inovador, ou descobriu algo que nem imaginava que existia. Criar e inventar algo deve ser extraordinário, mas imagina se isso acontece por acidente, deve ser mais incrível ainda, e isso já aconteceu, nem uma ou duas vezes, mas várias vezes.

Por isso vamos mostrar algumas invenções que foram criadas por acidente.

Provavelmente você já colou o dedo com a cola super bonde, já ficou com ele bem áspero por ter sem querer deixado cair no dedo enquanto colava alguma coisa. Essa super cola foi criada por acaso, o cientista Harry Coover estava em 1942 tentando criar uma substância para uma nova lente de precisão de armas, mas seu experimento foi um fracasso. O cianacrilato que ele fez grudava em tudo, mas seis anos depois ele viu que essa substância que criou e deu errado podia servir para outra coisa, foi então que surgiu a super cola que gruda muito bem sem precisar de calor.

super bonde

 

A história da pinga é bem curiosa, segundo historiadores ela foi descoberta por acaso. Na época do Brasil colonia, eles faziam o melado e para isso os escravos colocavam o caldo feito da cana de açúcar em um tacho no fogo. Para fazer o melado é preciso mexer o tempo todo, só assim ele fica com a consistência certa. Mas um belo dia, cansados de mexer o melado eles pararam o a receita deu errado, para não serem prejudicados eles esconderam. No dia seguinte o melado tinha fermentado, mas mesmo assim para não perder, os escravos misturaram com o novo e levaram tudo para o fogo.

pinga

O melado que azedou era simplesmente álcool que vou evaporando aos poucos e formou no teto goteira que pingavam o tempo todo. Essa já era a cachaça pronta e por isso o nome Pinga, ela também recebeu o nome de Água Ardente, pois pingava na pele machucada por chibata dos escravos e ardia. Com o tempo eles descobriram que a “água” que pingava deixava eles alegres.

O picolé também foi criado por acaso, um dia Frank Eppersson estava fazendo um suco com refrigerante em pó e água, mas uma pessoa o chamou e ele acabou esquecendo sua bebida. No outro dia lembrou e foi pegar, aí a surpresa, a bebida tinha congelado com o palito que ele mexia a bebida. Foi assim que em 1905 um garoto de 11 anos inventou o picolé.

picole

Wilson era assistente de um professor na faculdade, e por engano em vez de colocar um resistor de 10 mil ohms ele usou um de 1 megaohm. Ele pensou que tinha arruinado o projeto do professor, que estava construindo um dispositivo que iria gravar os ritmos cardíacos. Imagina o frio na barriga que ele sentiu na hora? Mas depois percebeu que o projeto “errado” fazia um movimento parecido com o do coração e regulava o pulso. Assim que Wilson Greatbatch criou o Marcapasso.

marcapasso

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS