Insetos mordem?

carrapato

Pode parecer estranho essa pergunta, mas provavelmente você ficou confuso com a resposta. Você acha que inseto pica ou morde? Será que alguns insetos mordem? É mais comum ouvir que algum inseto picou alguém do que mordeu, mas se procurarmos a forma certa de falar devemos dizer em alguns casos que o inseto mordeu.

Abelha5

Ficou confuso? Já vamos explicar, na verdade alguns insetos mordem e outros apenas picam, a abelha, por exemplo, pica, já o pernilongo morde. A diferença entre os dois é que a abelha só pica alguém para se defender e geralmente joga um veneno no momento da picada, com o pernilongo é diferente, ele quer se alimentar e por isso te morde.

Essa é a diferença do inseto que morde e do inseto que pica, vejamos alguns dos insetos que mordem e que picam:

Insetos que picam: Abelhas, marimbondos, vespas.

Insetos que mordem: Mosquitos, formigas, pulgas, pernilongos.

Agora você já sabe que alguns insetos mordem e que essas mordidas geralmente são para se alimentar como no caso do pernilongo e da pulga. A formiga morde quando se sente ameaçada, como por exemplo, alguém pisa no formigueiro.

Como descobrir se fui mordido ou picado

Não é tão difícil, se você não viu o inseto vai poder deduzir pelo tipo de marca que ficou na pele e também pela dor. O inseto que morde prepara primeiro sua pele, ele usa a saliva para molhar a área, essa saliva ajuda a neutralizar a dor no momento para que você não sinta nada. Depois vem a reação da pele, o local fica vermelho, com coceira e algumas vezes inchado, a reação vai depender de cada pessoa, às vezes você pode ter alergia de algum animal e sentir sintomas mais fortes, mas nada muito além disso.

402277-pernilongo-que-transmite-do-virus-do-Aedes-aegypti-mais-conhecido-como-dengue-630x340

Os animais que picam geralmente jogam o veneno para o corpo da pessoa e isso causa uma reação alérgica mais forte, e dependendo do inseto a dor é mais intensa. No local da picada a pele pode inchar, ficar vermelha, coçando e muitas vezes dolorida, essa dor e vermelhidão pode durar alguns dias dependendo da intensidade do veneno e do animal.

Para tratar a picada não é necessário ir ao médico, a não ser que você tenha uma reação alérgica agressiva, algumas pessoas tem alergia de abelhas, por exemplo, e uma picada pode ser bem perigosa. Mas se você está sentindo apenas os sintomas normais o tratamento pode ser feito em casa, nesse caso lave a área com sabão e remova o ferrão caso ainda esteja na pele. Depois, se houver um inchaço muito grande é só aplicar uma compressa fria e se sentir muita dor pode administras analgésicos.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS