Esta vespa já matou 41 chineses

vespas

vespas

 

A Província de Shaanxi na China tem está em pavor desde julho passado. Desde então, mais de 1.600 pessoas foram atacadas pela (Vespa mandarinia). O resultado, por enquanto, são 41 mortos, 37 pacientes gravemente doentes e outras 200 pessoas internadas com diferentes graus de crises alérgicas. Em condições normais, essas vespas costumam acabar com a vida de cerca de 40 pessoas por ano, ao redor do mundo.

Esta espécie de vespa, nativas da China e do Japão, pode medir até 5 centímetros de comprimento e 7 de envergadura, e sua picada atinge 6 mm. sua picada não é apenas doloroso, mas seu veneno é tão poderoso que é capaz de matar pessoas.

De facto, o seu comportamento se alterou em relação às estações anteriores. O que acontece é que a redução das chuvas no inverno e no verão e as temperaturas elevadas (com umidade) tem incentivado a proliferação do inseto gigante. Assim, tem mais mordidas, aumenta a probabilidade de morder as pessoas alérgicas ao seu veneno.

Ambientalistas da região confirmam que a seca e o calor têm ajudado a aumentar a população de vespas, mas também ressaltou que a rápida expansão das cidades está deixando habitat da vespa menor e fazendo que ela procure seu alimento dentro das cidades (parte de sua dieta consiste de abelhas e vespas menores). Isso faz com que as vespas façam seu ninho dentro da cidade.

Os habitantes estão tentando combater os ninhos das vespas que estão sendo encontrados em toda cidade fazendo assim mais pessoas terem contatos com as vespas que geralmente só ataca quando se sentem ameaçadas.

O governo da província chinesa teve que mobilizar bombeiros e policiais e equipalos com roupas especiais para tentar exterminar os ninhos que encontrarem.

 

Gostou? Curta nossa Fan Page.

COMENTÁRIOS