Descubra qual é o metal mais abundante e o mais raro do mundo

aluminio

aluminio destaq

O planeta Terra é muito rico em minérios. O metal mais abundante na crosta terrestre é o Alumínio, um material leve e resistente. O alumínio é utilizado em diversas atividades humanas e está presente em muitos processos produtivos.

O alumínio está presente em revestimentos de aviões, na fabricação de portões e janelas, em rodas de automóvel, nas latinhas de refrigerante e em vários tipos de embalagens. O alumínio é um material importante, pois não sofre corrosão.

O alumínio tem número atômico igual a 13 e massa atômica de 27 u. O material é resistente e conduz calor e eletricidade com eficiência. Esse metal é muito utilizado na produção de eletroeletrônicos.

Na contramão da abundância do alumínio, temos vários metais raros no planeta, como o índio e o nióbio, metais importantes para o desenvolvimento tecnológico e utilizados em vários dispositivos eletrônicos e digitais.

Os chamados “metais de tecnologia” estão sendo muito demandados pela indústria mundial. Nesse contexto, o metal mais raro do mundo é o antimônio, elemento que tem monopólio da China e está listado entre os metais com risco de extinção. Aliás, 97% de todos os metais raros do planeta, como o neodímio, o estíbio e o escândio, são produzidos na China.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS