Descubra porque a água do mar é salgada!

imagem trabalho

imagem trabalho

É claro que você já se perguntou por que a Água do Mar é salgada, né? Pois bem, então preste bem atenção que vou explicar direitinho porquê isso acontece.

Durante milhares de anos, a erosão da chuva, do vento, do mar e os caudais (escoamento) do rio, fez com que acontecesse um desgaste das rochas, fazendo com que a grande quantidade de sais minerais, que as consistem, tenham desaparecido.

Por sua vez, os rios ao percorreram os continentes, trazendo consigo átomos e moléculas de cloro e de sódio, que ao se deslocarem para o mar, acabaram se penetrando nas rochas. Por outro lado, a chuva também foi responsável por dissolver os sais minerais da superfície terrestre e levá-los para o mar, fazendo com que aumentasse a concentração de sal na água.

Sendo assim, o sal acumulou-se nos oceanos devido ao processo de evaporação da água, portanto, quando o processo cíclico de transporte de sais minerais foi para mar e posteriormente acontecia a evaporação das águas, o sal acabou se acumulando.

Com isso,o sal não desaparece na água, apenas fica dissolvido. A repetição desse processo, ao longo de centenas de milhões de anos, fez com que o mar se tornasse salgado, tal como o conhecemos nos dias de hoje.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS