Descubra o que determina a calvície

destaq

A undústria capilar gera anualmente milhões de reais em novos medicamentos para o cuidado capilar. Mas e triste dizer que a maioria desses medicamentos nao são eficazes e traz para algun individuoes a frustração conforme a perde de cabelo começa até chegar a calvice. É importante compreender os fatores que determinam se a perda de cabelo (e a frustração resultante) deve ser tratada.

calvicie

 

 

Genes

Um dos fatores mais determinantes na calvície é a genética. A mesma esta relacionada a produção de estrogênio e testosterona. Um grupo de genes é responsável pela modificação da testosterona normal para uma mais potente, que e a dihidrotestosterona que está relacionada com a falta de retração e de regeneração dos folículos capilares. Mas por outro lado, a produção de estrogênio estimula o crescimento do cabelo no couro cabeludo.Por tanto, homens e mulheres podem herdar os genes relacionados com a calvície, por isso não se pode necessariamente determinar a predisposição genética para a calvície olhando apenas para o sexo ou um lado da família de um indivíduo

genes

 

Hormônios

Os hormônios são a segundo influência genética na causa da perda de cabelo e da calvície porque estão ligados com a produção e a saúde dos folículos pilosos. As mulheres geralmente tem a perda de cabelo após a gravidez porque os níveis de estrogênio caem drasticamente, outra causa é o desiquilíbrio da tireoide que afetam a regeneração dos fios.

 

Doenças

Algumas doenças estão ligadas com a calvície ou queda de cabelo. Isso acontece porque a doença rouba do corpo a capacidade de ter energia para a produção de cabelo saudável e também porque as doenças têm um efeito sobre os níveis de hormônios relacionados com o crescimento do cabelo. Um exemplo de uma doença que afeta a calvície é a diabetes.

 

Cirurgia e medicação

Nem sempre a calvície é para sempre. Nesses casos, alguns medicamentos e cirurgias podem resultar em calvície. Existe uma modalidade de medicamentos que estão ligados a perda de cabelo que são as drogas quimioterápicas. Já no caso de cirurgias o corpo gasta muita energia pra se recuperar da operação e diminui a produção de foliculos capilares, mas tudo pode passar logo depois da pessoa se recuperar da cirurgia ou para de tomar a medicação, o corpo geralmente começa a produzir cabelo novamente.

instrumentos cirurgicos

 

Idade

A idade é o determinante final da calvície. Com a idade, a taxa de regeneração folicular diminui. Com menos folículos se regenerando, o mais provável é que o cabelo caia. Como resultado, os indivíduos idosos costumam perceber um afinamento dos cabelos ou ficam carecas à medida em que envelhecem.

velho careca

 

Considerações

Com o grande avanço da ciência nos últimos anos, novos métodos de tratamento da perda de cabelo estão chegando no mercado. Como por exemplo o transplante folicular, a terapia medicamentosa e a suplementação alimentar. Isso significa que você pode buscar novo métodos para se livrar dessa falta de cabelo.

seprar fotos

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS