Descubra como são feitos os nuggets

destaq nuguets

Os nuggets de frango são um dos alimentos mais populares em fast foods de todo o mundo. Mas afinal das contas, como eles são feitos. O ingrediente principal todo mundo conhece: é o frango, certo?

Talvez nem tanto, um estudo realizado pela Universidade do Mississippi publicado recentemente apontou que os nuggets de frango servidos em duas cadeias nacionais de fast food dos Estados Unidos são feitos com apenas 50% de carne de frango.

Se isso é verdade, quais seriam então os outros componentes destes produtos? Isso é o que responderemos agora.

Ingredientes secretos

nuggtes

Os outros ingredientes não são exatamente secretos, mas aposto que são desconhecidos por boa parte do público. Além da carne de frango, a gordura é bastante utilizada.

“A gordura estava presente em quantidades iguais ou superiores [aos músculos], juntamente com pele, ossos, nervos e tecido conjuntivo”, afirmaram os pesquisadores, Richard DeShazo, Steven Bigler e Leigh Skipworth, na edição de setembro da revista especializada American Journal of Medicine.

pele de frango

Para a pesquisa, os três selecionaram um nugget de cada caixa da lanchonete analisada, e analisaram a composição dos alimentos com a ajuda de um microscópio.

A metade do primeiro nugget era constituída de tecido muscular, o resto era apenas uma mistura de gordura, vasos sanguíneos e nervos. Uma inspeção mais detalhada revelou também células que revestem a pele e órgãos internos da ave.

O segundo pedaço de carne era apenas 40% de carne de frango propriamente dita. O percentual restante correspondia a gordura, cartilagem e pedaços de osso.

Vilão e herói

nugttes

Uma das maiores preocupações de Richard DeShazo, do Centro Médico da Universidade de Mississippi é que as pessoas se enganem.“Nós todos sabemos que a carne de frango é uma das melhores fontes de proteína magra disponíveis e incentivamos os nossos pacientes a comê-la”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, “o que tem acontecido é que algumas empresas têm optado por usar uma mistura artificial de partes de frango em vez da carne branca de frango de verdade, que possui baixo teor de gordura, para depois amassar e fritar essa mistura, chamando-a de frango”.

Mas há também quem defenda essa opção. “Os nuggets de frango são uma excelente fonte de proteína, especialmente para as crianças, que podem ser um pouco chatas para comer”, disse Ashley Peterson, vice-presidente de assuntos científicos e regulatórios do Conselho Nacional do Frango (NCC), um grupo comercial sem fins lucrativos, representante da indústria de frango dos Estados Unidos.

Amostra pequena

amostra de nugtes

Os pesquisadores fizeram questão de ressaltar que a amostra de nuggets analisada foi pequena. “Este estudo avalia apenas duas amostras de nuggets de frango, dentro de um universo de bilhões de nuggets de frango que são feitos todos os anos”, lembrou Peterson.

Mesmo assim, fica a dúvida se o restante dos nuggets apresentam alguma diferença em relação aos analisados.

Para saber mais sobre a fabricação desse produto, assista ao vídeo:

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

 

COMENTÁRIOS