Curiosidades sobre os dinossauros que viveram no Brasil

dinossauros do brasil

Há milhões de anos os dinossauros viveram na terra, e alguns deles estavam no Brasil, vários fósseis já foram encontrados no nosso país, principalmente em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, no Ceará e no Maranhão. O número de espécies que viveram no Brasil é bem pequeno se compararmos com outros países como a Argentina que já descobriu mais de 100 espécies.

O Brasil tem apenas 21 espécies descobertas oficialmente, um número bem pequeno se pensarmos no tamanho do país. Mas vamos conhecer agora um pouco mais sobre essas espécies e algumas curiosidades desses animais brasileiros que habitaram a terra há muito tempo atrás.

Leia também:
Conheça os dinossauros que viveram no Brasil
6 animais extintos que deixaram saudades

 

Estauricossauro – Staurikosaurus pricei

0049img14

Esse foi o primeiro dinossauro a ser descrito no Brasil, no ano de 1970, não era um animal muito grande, tinha em média 1 metro de altura e 2,5 metros de comprimento. Segundo estudos o estauricossauro viveu no nosso país por volta do período Triássico, isso quer dizer que ele estava aqui cerca de 227 milhões de anos atrás.

Era um animal carnívoro e pesava bem pouco, cerca de 30 kg, ele foi encontrado no Rio Grande do Sul e seu nome significa “lagarto cruzeiro do sul”, já pricei é uma homenagem ao paleontólogo que o descobriu.

 

Saturnalia Tupiniquim

Saturnalia Tupiniquim

Os fósseis desse animal também foram encontrados no Rio Grande do Sul, ele também é do período Triássico e segundo estudos era carnívoro. Era um pouco menor que o Staurikosaurus pricei, media cerca de 70 cm de altura e 2 metros de comprimento, mas era bem mais gordinho, pesava até 50 kg.

Você já deve imaginar o porquê desse nome, Saturnalia uma homenagem a festa de solstício do inverno romano, que tem o nome de Saturno. E Tupiniquim vem do guarani, uma língua indígena muito comum no Brasil.

 

Pampadromaeus Barberenai

dinossauro-primitivo01

Esse dinossauro tinha hábitos herbívoros, os paleontólogos acreditam que os animais que tinham o pescoço longo comiam basicamente folha. O pampadromaeus era um animal tipicamente pequeno se comparado aos outros, chegava a ter 50 cm de altura e 1,2 de comprimento.

Também foi encontrado no RS e também é do período Triássico, alguns acreditam que ele é o dinossauro mais antigo do Brasil, mas não existe uma confirmação. Seu nome faz referência à paisagem pampa e dromeus, em grego, significa corredor.

 

Confira mais alguns dinossauros que viveram aqui

Nome: Unaysaurus

Unaysaurus

Alimentação: Herbívora

Região: Rio Grande do Sul

Tamanho: 70 cm x 2 m e 70 kg

 

Nome: Amazonsaurus Maranhensis  

Amazonsaurus Maranhensis

Alimentação: Herbívora

Região: Maranhão

Tamanho: 3 m x 10 m e 10 toneladas

 

Nome: Baurutitan Britoi

 

images

Alimentação: Herbívora

Região: Minas Gerais

Tamanho: 4 m x 12 m e 30 toneladas

COMENTÁRIOS