Conheça todos os métodos contraceptivos

camisinha

Existem inúmeros métodos que previnem a gravidez alguns deles são mais comuns, mas você precisa conhecer todas as possibilidades e tudo que tem disponível para prevenir sua gravidez. Vamos começar falando dos métodos mais comuns que todas conhecem e usam, e o primeiro deles, o número um que a maioria das mulheres fazem uso é o anticoncepcional.

Pílula anticoncepcional

pilula-anticoncepcional-1

Essa pílula é um pequeno comprimido que tem uma combinação de hormônios, esses hormônios inibem a ovulação, ele também modifica o muco cervical, tornando assim hostil ao espermatozoide. Lembramos que esse medicamento deve ser indicado por um profissional ginecologista, pois existem várias pílulas e só ele vai saber qual a mais indicada para seu organismo.

Camisinha

camisinha

O interessante desse método é que ele também previne doenças sexualmente transmissíveis, pois funciona como uma barreira. A camisinha é feita de látex e impede a passagem dos espermatozoides. Existem dois tipos, as camisinhas masculinas e femininas, a mais usada é a masculina, ela é mais fácil de colocar e incomoda menos que a feminina.

Injeção anticoncepcional

injeçao

A injeção é como o comprimido, atua da mesma forma, mas como é injeção, foi feita para ter uma longa duração. Enquanto a pílula você precisa tomar todos os dias, a injeção pode ser mensal ou até trimestral, ela é aplicada na região glútea. As vantagens e desvantagens são as mesmas da pílula no caso da injeção mensal, a trimestral geralmente causa uma ausência de menstruação no início do tratamento. Uma outra desvantagem é o tempo que seu corpo leva para ficar livre do anticoncepcional, geralmente demora 9 a 10 meses para conseguir engravidar.

DIU e SIU

8322fd035d174fd768a0e868a8dfad03

Esse é muito usado por mulheres que já tiveram filhos, mas não querem ligar pois pretendem ter mais filhos. É um dispositivo colocado pelo médico dentro do útero, ele protege a mulher durante 5 a 10 anos, é bem mais cômodo que injeções ou pílulas que devem ser tomadas sempre.

Anel vaginal

anel vaginal

É um pequeno anel em forma de um 8 colocado na vagina, esse anal contém etonogestrel e etinilestradiol que inibem a ovulação. Deve ser colocado no 5º dia da menstruação e pode ficar no corpo da mulher por três semanas, depois disso ele é retirado, é feito uma pausa de 7 dias e depois um novo anel é colocado.

Espermicida

espermicida

É uma substância química que imobiliza e destrói os espermatozoides durante o ato sexual. Você encontra espermicidas em creme, géis, sprays e outros, ele deve ser introduzido na vagina antes da relação, ele pode ser usado junto com outros métodos como camisinha e DIU. Mas esse método não é muito recomendado, pois não tem muita eficiência e não protege de DSTs.

Diafragma

diafragma

O diafragma é um anel que impede a entrada do espermatozoide, assim como a camisinha, mas é colocada dentro do útero. Para um melhor funcionamento e prevenção é preciso colocar 30 minutos antes da relação e retirar 12 horas depois. Assim como a camisinha, também apresenta chance de falha de 10%, antes de começar a usar o diafragma como prevenção da gravidez procure um médico, você precisa saber o tamanho certo para adaptar melhor na vagina.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS