Conheça os dinossauros que viveram no Brasil


Por: Lais Diorio

Para quem ainda tem duvidas ai vai a resposta, SIM no Brasil viveram algumas especies de dinossauros a milhares de anos atras. No ano de 1987 o agricultor Anísio Fausto da Silva descobriu pegadas que possivelmente eram de dinossauros, estavam localizadas em Sousa que fica na Paraíba, porem apenas em 1920 um paleontólogo confirmou a existência desses fósseis. Além de pegadas, ovos, ossos, até mesmo fezes de dinossauro já foram encontradas em nosso país. Alguns fósseis estavam tão bem conservados que permitiu as pesquisas indicarem a especie exata.

Dizem os estudos que a área onde hoje é o Brasil era preenchida por muitos rios, lagos e arvores coníferas de ate 30 metros de altura, alem de existir muitas samambaias. Essas plantas serviam de alimento para os titanossauros, herbívoros que tiveram seus fósseis encontrados em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

No nordeste foi descoberta uma nova especie de dinossauro carnívoro que viveu em nosso país há cerca de 110 milhões de anos atrás. Esses fósseis são os únicos encontrados no Brasil com restos de tecido mole com fibras musculares, vasos sanguíneos e pele. Essa especie chamada de Santanaraptor Placidus pode ser comparada ou classificada no mesmo grupo do Tyrannossaurus Rex.

santa

 

Abaixo listamos as principais especies de dinossauros brasileiros e onde viviam:

Ornitópodos (SP) – eram herbívoros e podiam ser bípedes ou quadrúpedes e ter altura entre 1,8 a 4 metros, e de comprimento 2,5 a 6 metros

Ornitopodos

 

 

Titanossauro (SP, MG, GO, MT) –  eram o maior e mais representativo dinossauro da America do Sul e segundo os estudos eles viveram cerca de 65 milhões de anos atras. Podiam ter ate 15 metros de comprimento e 5 metros de altura, pesando 15 toneladas em media. Esses animais se alimentavam de samambaias.

Titanossauro

 

 

Carnossauros (MT, BA, PB) – eram carnívoros e tinham 07 metros de altura e 12 de comprimento.

Carnossauros

 

 

Espinossauro (CE) – eram carnívoros, tinham 3 metros de largura e pesavam 600 quilos.

02

 

 

Iguanodonte (PB) – eram bípedes, herbívoros, pesavam 5 toneladas e tinham de 6 a 10 metros de comprimento e 3 a 7 metros de altura.

03

 

 

Abelissauro (SP e MG) – eram carnívoros e tinham 7 metros de comprimento e 5 de altura. Eram bem parecidos com o Tyrannossaurus Rex.

04

 

 

Estauricossauro (RS) – mediam apenas 1,5 metros, pesando 50 quilos. Eram carnívoros e é considerada uma das especies mais antigas, podendo ter existido há 225 milhões de anos atras.

05

 

 

Plateossauro (RS) – esse herbívoro primitivo e muito ágil pesava 200 quilos e media 2 metros.

06

“Nossa equipe espera que com essa matéria, nossos leitores fiquem mais antenados com o assunto abordado, pois apesar de ser um assunto tão antigo ainda é super interessante e curioso”

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Relacionados

Comentários