Conheça a maior favela vertical do mundo

destaq favela

Quando a gente ouvi a palavra favela já achamos que é algum assunto relacionado ao Brasil, já que infelizmente em nosso país oque não falta e favela e cortiços, mas esses lugares não são exclusividade do nosso país. Em Caracas, na Venezuela, está localizada a maior favela vertical do mundo que se chama Torre de David que possui 45 andares e tem cerca de 3 mil pessoas vivendo nela.

maior favela vertical

Segundo o El País, o prédio — que fica no bairro de San Bernardino e é o mais alto de Caracas — estava destinado a abrigar um novo centro financeiro. Contudo, em 1994, depois da morte de seu criador, David Brillembourg, e por conta do colapso do setor financeiro venezuelano, a construção foi abandonada e nunca foi finalizada.

favela vertical

Quando a obra foi interrompida, os primeiros 28 andares se encontravam em um estágio mais avançado de construção, sendo considerados como habitáveis. Mas o fato de que os demais andares ainda não estivessem terminados não parou os invasores. Aos poucos, os moradores foram tapando os perigosos espaços abertos e instalando seus próprios sistemas de água e eletricidade, e hoje a Torre de David inclusive abriga lojinhas e até uma academia improvisada.

Atualmente, as famílias pagam em média 200 bolívares — cerca de R$ 60 — ao mês para ajudar a custear as patrulhas 24 horas responsáveis por fazer a segurança do edifício. Apenas os andares superiores contam com sacadas, nas quais os vizinhos costumam se reunir para conversar, ouvir salsa e fazer churrasco — ou você pensava que o bom e velho churrasquinho na laje só era feito por aqui?

Os pavimentos mais altos também são os mais ventilados e livres do cheiro de esgoto que domina os pisos inferiores. Além disso, a Torre de David não conta com elevadores, e a distribuição dos moradores ocorre conforme a situação de cada um. Os mais jovens e ativos ocupam os andares mais altos, enquanto que os idosos e fisicamente incapacitados permanecem nos mais baixos.

 

Símbolo do colapso

favela vertical02

Os ocupantes da Torre de David invadiram o edifício em 2007, e o governo do então presidente Hugo Chávez não fez qualquer esforço no sentido de reverter a situação. Para os ocupantes, o edifício simboliza um refúgio seguro que os abriga das áreas dominadas pelo crime nas quais moravam antes. Mas a população de Caracas, evidentemente, vê o edifício como um antro de ladrões e um símbolo do desrespeito à propriedade privada.

A vizinhança se queixa constantemente de roubos, tráfico de drogas e assaltos a caixas eletrônicos, mas os moradores do edifício alegam que nos últimos 18 meses todos os delinquentes foram identificados e expulsos da Torre, e que uma nova “diretoria” pôs ordem na casa. Veja mais imagens da maior favela vertical do mundo a seguir:

favela vertical03

favela vertical04

favela vertical05

favela vertical06

favela vertical07

favela vertical08

favela

 

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS