Como surgiu o Dia dos Pais? A verdadeira história e origem dessa data comemorativa

destaq

A origem do dia do pai ou dia dos pais é muito anterior a nossa era atual, diferente das demais datas comemorativas que foram criadas para ajudar o comércio, o dia dos pais era comemorado na antiga Babilônia. Conheça a história, origens e tradições dessa data comemorativa.

A figura do pai na vida de uma criança formará sua personalidade e a acompanhará ao longo de toda sua vida, com a palavra um dos maiores especialistas em comportamento humano.

“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.” (Sigmund Freud). Fica claro que a figura do pai é de grande importante no crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sendo assim, nada melhor do que conhecer como surgiu o dia dos pais.

pai

 

Tudo começou na Babilônia

Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, o Dia dos Pais teve sua origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. A tradição permaneceu e foi levada adiante por diversos povos e civilizações.

A mensagem do jovem Elmesu a seu Pai

Pai tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai.

 

O dia dos pais no Brasil

O dia dos pais é comemorado ao redor do mundo em datas diferentes, aqui no Brasil ficou definido que todo segundo domingo do mês de agosto é o Dia dos Pais, uma data estrategicamente escolhida por ser um mês sem nenhuma data comemorativa.

 

O dia dos pais em Portugal 19/03

Em Portugal, nossa pátria irmã, o dia dos pais é comemorado no dia 19 de março, diferente do Brasil essa é uma data fixa. Por ser uma época onde o rigoroso inverno está acabando e dando início a primavera optou-se por estabelecer uma data para parabenizar e presentear os papais.

 

O dia dos pais nos Estados Unidos

Como surgiu o Dia dos Pais? – Origem da comemoração
Em 1909 Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. Então, já que John Bruce Dodd, pai de Sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de junho de 1910.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

Independente do dia, ou da época do ano, se existe uma intenção comercial ou não, o que realmente importa é que os filhos tenham um dia especial para chamar de Dia dos Pais, seja através de um abraço, ou de um presente, o que realmente faz a diferença é a intenção e o carinho para com o papai. Feliz dia dos pais!

linha

Fonte: Enciclopédia Livre Wikipédia

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS