Como funciona o código de barras?

destaq

Você deve ser pergunta como, barrinhas pretas, grossas e finas conseguem trazer tantas informações. O CuriosoMundo correu logo atrás de trazer essa resposta para você.

O código de barras é uma representação numérica que pode ser lida por uns Scanner que converte esses sinais elétricos 0 ou 1 – verdadeiro ou falso – e você forma letras e números com essa informação.

Funciona de uma forma bem simples, O branco é a reflexão de todas as cores, enquanto que o preto é a absorção das mesmas. Isso significa que, quando o laser bate na barra branca, ele é refletido para o sensor do leitor do código de barras. Quando bate na barra preta, toda luz é absorvida. A máquina decodifica essa série de reflexos e, seguindo o padrão pelo qual foi programada, é capaz de conseguir um código que diz a ela do que se trata.

images

A invenção do código de barras deu vida nova ao comércio varejista, pois tornou o atendimento mais rápido e eficiente, diminuindo as filas na hora do pagamento.

O primeiro sistema de codificação de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, do Drexel Institute of Technology. Já o sistema utilizado nos dias de hoje foi desenvolvido pela IBM, em 1973.

No Brasil, o uso do código de barras começou na década de 80.

COMENTÁRIOS