A cavidade mais profunda já perfurada pelo homem

destaq

A cavidade mais profunda da Terra é o Poço Superprofundo de Kola, que fica na Rússia. Essa cavidade foi descoberta na década de 1970, pela extinta União Soviética.

buraco kola

O Poço Superprofundo de Kola passou por algumas escavações, que tinham o objetivo de perfurar a crosta terrestre ao máximo para extrair rochas que possibilitassem ao homem entender a formação do planeta Terra.

No ano de 1982, as perfurações do Poço Kola alcançaram uma profundidade de 12.000 metros. Sete anos depois, em 1989, o buraco já tinha cerca de 12.262 metros, tornando-se a cavidade mais profunda já perfurada pelo homem.

A expectativa dos engenheiros responsáveis pelo projeto era alcançar a profundidade de 15.000 metros em 1993, mas o projeto acabou abandonado em razão das altas temperaturas encontradas no fundo do poço, nas camadas mais baixas da Terra.

O poço super profundo da península de Kola foi perfurado, inicialmente, por um equipamento de perfuração chamado de Uralmash-4E. Mais tarde, o projeto prosseguiu com o aparelho Uralmash-15000. Com esses trabalhos, o Kola passou a ser considerado o ponto artificial mais profundo da terra.

buraco kola2

Essa cavidade bateu o recorde de profundidade que pertencia ao poço de Bertha Rogers, em Oklahoma, nos Estados Unidos, que possuía cerca de 9.583 metros.

O Poço Super profundo de Kola tem uma temperatura de 180°C em sua perfuração mais profunda. Caso a perfuração chegasse aos 15 mil metros, como era planejado, a temperatura chegaria a 300°C.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui.

COMENTÁRIOS