7 curiosidades sobre as águas-vivas

agua vivas destaq

aguas vivas

As águas-vivas são seres magníficos em beleza e, em muitos casos, extremamente perigosas. Elas também guardam mistérios e muitas curiosidades. O site norte-americano TreeHugger elaborou uma lista com fatos fascinantes sobre esses seres. O CicloVivo explica aqui alguns deles.

 

1. Brilhar no escuro

Isso não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes. Mesmo que pareça estranho, essa é uma das armas usadas por elas para distrais seus predadores.

brilho no escuro

 

 

2. Auto-clonagem

Enquanto muitos cientistas passam a vida estudando técnicas para tornar a clonagem humana possível, as águas-vivas já fazem isso naturalmente. Se uma água-viva é cortada em dois pedaços, ela é capaz de se regenerar e criar dois novos organismos completos.

clonagem

 

 

3. Poder da imortalidade

Esse é mais um fato que não acontece com todas as espécies, mas a Turritopsis nutricula é a prova de que é possível que uma água-viva não morra nunca. A explicação para essa “imortalidade” deve-se à sua capacidade de se transformar de medusa (forma adulta e normalmente conhecida desses animais) para pólipo (fase inicial, em que a água-viva não possui tentáculos) em períodos de estresse. Essa habilidade a mantém viva por muito mais tempo.

agua viva

 

 

4. Nem toda água-viva possui tentáculos

Apesar de os tentáculos serem essencialmente importante para a defesa de algumas espécies de águas-vivas, nem todas possuem tentáculos. A Scyphomedusa deepstaria é um desses exemplos.

 

5. Sem cérebro

Águas-vivas não possuem cérebro. Isso não significa que elas não tenham controle sobre suas ações. Os impulsos são enviados ao corpo através de uma rede nervosa, que possibilita o desenvolvimento e a coordenação desses animais.

agua viva sem cerebro

 

6. Elas podem servir de comida

Tartarugas comem águas-vivas e as espécies menores até servem de alimento para as maiores. Mas, você já imaginou humanos comendo água-viva? Soa estranho e não é uma prática rotineira, porém, já aconteceu. Estudantes japoneses aproveitaram a água-viva para criar uma espécie de caramelo.

agua viva servi de comida

 

7. Lutam contra a energia nuclear

Parece até que as águas-vivas têm alguma espécie de consciência ambiental ou senso de ativismo anti-energia nuclear. Nos últimos anos elas foram a causa para o desligamento temporário de diversas usinas. O que acontece é que elas podem, acidentalmente, entupir os tubos de admissão das usinas, localizados no fundo do mar.

agua vivas

Fonte: Animal Planet

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS