6 animais extintos que deixaram saudades

destaq

Você sabia que 99% das espécies que já passaram pela Terra estão extintas? Apesar da enorme biodiversidade do planeta, o que temos hoje é apenas uma pequena amostra de tudo o que já passou por aqui ao longo da história. De dinossauros e mamíferos gigantes, espécies incríveis já foram extintas. Muitas por causas naturais, outras por ação do homem. Conheça alguns dos animais mais incríveis que já habitaram o planeta.

destaq

 

Tigre dente de sabre

tigre dente de sabre

O Smilodon, mais conhecido como Tigre-dente-de-sabre, era maior e mais robusto do que qualquer felino moderno. Seus caninos superiores chegavam a medir 20 cm e era capaz de abater um mamute com suas mandíbulas que se abriam num ângulo de 95 graus. O Tigre-dente-de-sabre viveu na América do Norte entre 2,5 milhões e 10 mil anos atrás, então pode ficar tranquilo que você não vai topar com um desses no meio da rua.

 

Mamute

mamute

Falando nos tigres-dente-de-sabre, os mamutes não eram seus maiores fãs. Eles também viveram na América do Norte, além da África e norte da Ásia e foram extintos há cerca de 12 mil anos. Os mamutes tinham muitas semelhanças com os elefantes atuais, como trombas e presas de marfim encurvadas. São conhecidas 14 espécies de mamutes. O mamute do rio songhua era o maior deles, podendo alcançar até 5 metros de altura e pesar entre 15 e 20 toneladas, bem mais pesados que os elefantes atuais.

 

Tiranossauro Rex

tiranossauro rex

O “Rex” no nome vem do latim, que significa “rei”. E não é à toa que esse gigante ganhou o título. O T-rex adulto tinha cerca de 5 metros de altura e 12 metros de comprimento, com peso variando entre 6 e 10 toneladas. Não era apenas o tamanho que o tornava assustador, já que existiam dinossauros carnívoros maiores, como o Espinossauro e o Giganotossauro, isso sem citar o herbívoro Argentinossauro, com incríveis 21 metros de altura e 45 metros de comprimento. Suas gigantescas mandíbulas, no entanto, podem tirar o sono de qualquer um. Foram encontradas mais de 30 espécimes de T. Rex com esqueletos quase completos no mundo. Ele foi o primeiro dinossauro carnívoro a ter o esqueleto totalmente remontado, e por isso tornou-se tão famoso e referenciado na mídia.

 

Quagga

quagga

O Quagga era uma subespécie de zebra-das-planícies. Ao contrário das zebras, no entanto, possuía listas apenas na parte frontal do corpo. No meio do corpo, as listras desbotavam e escureciam. Infelizmente, sua extinção está na nossa conta. O Quagga sumiu do planeta em 1870, principalmente por causa da caça massiva pelos colonos Boer, que usavam sua carne e pele.

 

Preguiça-gigante

preguiça gigante

Você deve conhecer o pequeno de dócil bicho-preguiça. Essa preguiça, no entanto, é bem diferente em peso e tamanho. Essas enormes preguiças de até 4 metros de altura extinguiram-se há 10 mil anos. Ela chegava a pesar até 4 toneladas

 

Rinoceronte peludo

rinoceronte peludo

Esse enorme mamífero viveu nas terras geladas do Tibet há 10 mil anos, fazendo companhia aos outros gigantes da Idade do Gelo, como o tigre-dente-de-sabre, a preguiça-gigante e os mamutes. Ele possuía um chifre plano em forma de pá para tirar a neve de cima da vegetação, que o alimentava.

Fonte: Animal Planet

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS