5 Animais brasileiros em risco de extinção

arara desaq

Seria muito bom se apenas 5 animais brasileiros estivessem em extinção, mas infelizmente essa lista é bem maior. Mesmo assim vamos mostrar apenas cinco desses animais, os mais conhecidos e os que tem mais risco. O maior culpado e responsável pela extinção desses animais é o homem, nosso país é enorme, tem uma imensidão territorial e 40% das florestas tropicais do mundo está aqui. Por causa disso nos temos o maior patrimônio de biodiversidade do mundo e precisamos cuidar.

Vejamos alguns números…O Brasil tem

  • 120 mil espécias de invertebrados;
  • Cerca de 8930 espécies de vertebrados, sendo 711 mamíferos, 1900 aves, 732 répteis, 973 anfíbios, 3133 peixes e 1376 peixes marinhos;
  • 1173 espécies de 12.256 em graus de risco de extinção.

Quando disse que o homem é o culpado quero dizer que a causa da extinção está inteiramente ligada a ele. O desmatamento de áreas nativas, a inundação de várzeas, o desvio de curso de água, a construção de casas, a poluição da água, solo e ar, além do despejo de esgotos, agrotóxicos e materiais petroquímicos na água, estão todos relacionados ao modo de viver do homem.

É preciso não só tirar as espécies da extinção, mas também preservar o meio ambiente e o local que esses animais vivem. Então vamos conhecer cinco animais que precisam de atenção.  

Gato-do-mato

gato-do-mato1

Esse animal está em perigo, ele também é conhecido como jaguatirica, é uma onça pequena que vive nas florestas da América Latina. É o menor gato silvestre brasileiro, se alimenta de animais menores como passarinhos e ratos, tem um comprimento de um metro, seu peso vária de 11 kg a 16 kg

Leia também:
6 animais extintos que deixaram saudades
10 animais que estarão extintos daqui a alguns anos

Ararinha-azul

arara

A espécie está criticamente em perigo, ela foi descoberta há pouco tempo, em 1986 e não é vista na natureza. Em cativeiro para reprodução só existem 79 em todo o mundo. Seu estado é tão crítico que ela até já foi tema de um filme que ajuda na conscientização, o longa animado Rio que ganhou uma sequência, Rio 2.

Tatu-Bola

tatu

O tatu-bola está em perigo, é uma espécie da caatinga e do cerrado, é encontrado na região de Minas, Bahia e Goiás. Diferente de outros tatus, esse não cava buraco e por isso fica mais exposto à caça.

Macaco-prego

download

O macaquinho está criticamente em perigo, ele habita a mata de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Sua população sofreu uma redução de 50% por causa dos desmatamentos. O macaco-prego é bem inteligente e atinge no máximo 60 cm de comprimento e pesa cerca de 3,5 kg.

Cervo do pantanal

cervo

Ele é o maior cervo brasileiro, tem cerca de 130 kg e habita na região dos rios Araguaia, Guaporé e Paraná. Esses animais são caçados e por isso correm um grande risco de extinção.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS