20 curiosidades sobre o acidente de Chernobyl

chernobyll

Em 1986 aconteceu na Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na então Republica Socialista  Soviética Ucraniana, o catastrófico acidente nuclear. Ele ficou conhecido como acidente de Chernobyl. Por causa da grande explosão e do incêndio partículas radioativas foram lançadas na atmosfera e se espalharam por boa parte da URSS e da Europa ocidental.

chernobyl_desastre_chernobyl

Esse foi o maior acidente nuclear da história classificado como evento de nível 7, que é  a classificação máxima na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. No acidente 31 pessoas morreram, mas o número de pessoas afetadas que faleceram depois por causa do acidente é bem maior. Ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse acontecimento? Continue aqui que você vai descobrir 20 curiosidades sobre o acidente de Chernobyl.

1 – Até pouco tempo o acidente de Chernobyl era o único evento no nível 7 da Escala Internacional de Acidentes Nucleares, mas no dia 11 de março de 2011 o acidente na central nuclear de Fukushima também foi considerado de alta gravidade e ganhou classificação máxima.

2 – No acidente foi lançado pelo menos 100 vezes mais radiação do que as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

3 – Antes do acidente em 86 os soviéticos já tinham tido outro desastre nuclear em 57, ele aconteceu na cidade de Ozyorsk e contaminou mais de 20 mil quilômetros quadrados. Ele foi classificado como nível 6.

4 – A chuva nuclear da catástrofe chegou até na Irlanda.

5 – O acidente foi tão grande que custou centenas de bilhões de dólares a União Soviética.

chernobyl

6 – Para conter a radiação 800 mil homens arriscaram a vida expondo à radiação, desses, 25 mil morreram e 70 mil ficaram inativos.

7 – No final da limpeza três homens tiveram que ir ao topo da chaminé do terceiro reator e pendurar uma bandeira vermelha. Como a radiação era muito alta todo o trabalho teve que ser feito em 9 minutos e como recompensa cada homem ganhou uma garrafa de Pepsi, o refrigerante era luxo na época, e um dia de folga.

8 – Um homem que trabalhou como bombeiro no acidente na época tinha afirmado que não sabia que as chamas era radioativas, mas 20 anos mais tarde ele declaro: “Claro que sabia! Se tivéssemos seguido os regulamentos, nunca teríamos chegado perto do reator. Mas era uma obrigação moral – nosso dever. Éramos como kamikazes.” Um verdadeiro herói.  

chernobyl02

9 – Outro herói foi um homem de meia idade que trabalhava como operador, ele foi intencionalmente aos campos de radiação para evitar que homens mais jovens fossem. Seu heroímos teve consequências, ele recebeu 5 vezes a quantidade de radiação necessária para matar um ser humano e salvou muitas vidas.

10 – Como forma de estudo alguns cientistas eslovacos plantaram soja na zona irradiada de Chernobyl, eles queriam ver se a planta se adaptaria. As plantas se adaptaram em uma única geração e produziram um tipo de proteína que ficou conhecida por ajudar a proteger o sangue humano da radiação.

11 – Existem planos de usar a área em torno do reator para atividade como processamento de resíduos radioativos.

12 – Várias pessoas voltaram a morar nas áreas afetadas para tirar proveito do benefício de compensação do governo.

chernobyl03

13 – Atualmente mais de 5 milhões de pessoas vivem em áreas consideradas contaminadas pelo acidente radioativo.

14 – Existe uma população de javalis radioativos na Alemanha, eles foram atingidos pelo acidente de Chernobyl.

15 – A União Soviética só admitiu a explosão do reator de Chernobyl depois que a radiação do desastre disparou alarmes na usina nuclear da Suécia a 1.000 km de distância. Foram quase 3 dias até assumir o que tinha acontecido.

chernobyl04

16 – A usina só foi completamente desativada no ano de 2000.

17 – A usina de Chernobyl se tornou um dos santuários da vida selvagem mais exclusivo do mundo, com muitos veados, castores, lobos, águias e outros animais.

18 – As casas que foram reconstruídas tempo depois ganharam uma inscrição com os nomes dos antigos proprietários dos imóveis.

19 – Por causa do vazamento de radiação uma floresta que ficava próxima a usina ganhou uma cor de gengibre brilhante, e foi nomeada como “Floresta Vermelha”.

20 – Segundo as autoridades o local só estará livre da radiação depois de 100 mil anos, contando desde o dia da explosão.

chernobyl-4
Esse foi um acidente terrível que causou muitas mortes depois do acontecimento, de acordo com Greenpeace é esperado 60 mil casos de câncer de tireoide causados pelo incidente. Ou seja, o incidente aconteceu há 29 anos e até hoje causa vítimas.

COMENTÁRIOS