15 curiosidades sobre o Jornal Nacional

Jornal-Nacional-

O Jornal Nacional é um dos jornais mais acompanhado pelos brasileiros, tem muita credibilidade e já tem 46 anos que está no ar. Quem nunca ouviu falar do Jornal Nacional, quem não conhece a música de início, quem nunca viu pelo menos um pedaço do jornal. Todos os brasileiros conhecem os apresentadores e esse jornal tão famoso, mas será que você que assiste todos os dias fielmente durante anos conhece as curiosidades sobre ele? Vamos conferir.

cid-moreira-e-sergio-chapelin-em-foto-do-jornal-nacional-na-decada-de-1980-1410790488877_956x500

  1. O jornal foi ao ar no dia 1 de setembro de 1969 o apresentador Hilton Gomes deu inicio às 19h45 apresentando a primeira edição, sua frase foi “O Jornal Nacional da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o Brasil”.

  2. A primeira equipe do jornal foi montada por Armando Nogueira, diretor do jornalismo da TV Globo na época. Participavam da equipe: Humberto Vieira, Alice Maria, Sílvio Júlio, Amaury Monteiro, Aníbal Ribeiro, Alfredo Marsillac, Chucho Narvaez, José Andrade, Sebastião Azambuja, Evilásio Carneiro, Orlando Moreira, Ismar Porto, João Mello, Auderi Alencar, Jotair Assad, Antônio Ozéas e outros.

  3. O Jornal Nacional foi o primeiro telejornal exibido em rede nacional e ao vivo.

  4. Você já está acostumado com o “boa noite” no final do jornal, mas na época isso não era comum. Antigamente o jornal deixa a notícia mais impactante para o fim, o Jornal Nacional mudou isso começando com as notícias mais quentes e deixando para o final as reportagens mais leves juntamente com o Boa Noite de Cid Moreira.

  5. Cid Moreira foi apresentador do jornal por 27 anos, desde seu início até 1996.

  6. Willian Bonner começou como apresentador principal assim que Cid Moreira saiu e está na bancada até hoje, são 19 anos já.

  7. Atualmente mais de 50 matérias são preparadas, mas menos de 25 vão ao ar.

  8. O jornal tem mais de 600 profissionais que trabalham diariamente para produzir 30 minutos de jornal.1597659481-apresentadores-do-jornal-nacional-desde-1969-3011580650

  9. O valor de um comercial de 30 segundo exibido nos intervalos do JN custa entre 250 a 380 mil reais.

  10. O teleprompter é um monitor usado para os apresentadores lerem a notícia, mas assim que ele chegou no Brasil era novidade e ninguém sabia ao certo utilizar o equipamento. Por causa disso o espelho não foi colocado e os ancoras liam olhando para cima, com isso os olhos ficavam quase brancos.

  11. Uma ajuda de custo anual é oferecida aos repórteres para comprar roupas, mesmo assim os apresentadores podem usar o figurino cedido pela Globo.

  12. William Bonner prefere usar seus próprios ternos e gravatas.

  13. A dona de casa Jandira foi durante muito tempo uma das principais colaboradoras do JN, ela era mãe do editor-executivo Odejaime de Holanda. Eles faziam a seguinte pergunta: “Será que a dona Jandira vai compreender e gostar do conteúdo?”

  14. Fátima Bernardes trabalhou no JN como apresentadora de 1998 a 2011

  15. Apenas um dia a bancada do jornal foi assumida por duas mulheres, Patrícia Poeta e Sandra Annenberg. Foi uma comemoração do Dia da Mulher em 8 de março de 2014.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS