10 coisas que você não sabe sobre Plutão

plutao01

plutao01

Após quase dez anos viajando pelo espaço, a sonda New Horizons recentemente fez a tão aguardada aproximação máxima do planeta-anão Plutão. Apesar de ainda existir pouquíssimas informações sobre o pequeno planeta, decidimos reunir alguns fatos curiosos que talvez você ainda não saiba sobre ele.

#1 Plutão é o maior membro conhecido do cinturão de Kuiper, uma região do Sistema Solar que se estende a partir da órbita de Netuno. Acredita-se que o Cinturão abrigue milhares de corpos celestes.

#2 Até 2006, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar, mas uma resolução da União Astronômica Internacional crou uma nova definição para planetas e o classificou como planeta-anão.

#3 O Sistema Solar possui cinco planetas-anões: Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Éris.

#4 Plutão tem um quinto da massa da Lua e um terço do seu volume.

#5 Há pouco tempo acreditava-se que Plutão possuia somente três salélites: Caronte, Nix e Hidra. Alguns astrônomos, porém, consideram Caronte um corpo irmão de Plutão, com o qual formaria um sistema binário.

#6 Recentemente foram descobertas mais duas luas em Plutão. Elas foram batizadas em 2013 e chamam-se Styx e Kerberos.

#7 Caronte possui um diâmetro de 1.184 quilômetros, mais da metade do de Plutão, com 2.336 quilômetros. Ela é a maior lua do Sistema Solar em termos comparativos.

#8 O ano em Plutão dura 248 anos terrestres.

#9 Se a Terra estivesse a 1 metro do Sol, Plutão estaria a 40 metros.

#10 Plutão possui uma órbita tão diferente que durante alguns anos ele fica mais perto do Sol do que Netuno.

linha

Gostou? Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades!

Viu algum erro ou gostaria de dar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com a nossa equipe clicando aqui!

COMENTÁRIOS